Previsão

Chuva deve amenizar os efeitos da estiagem

Os prognósticos indicam que, nos próximos três dias, poderá chover entre 50 e 100 milímetros em muitas cidades gaúchas

A Defesa Civil do Estado emitiu na tarde de quarta-feira (20) um alerta para a possibilidade de chuvas intensas, com risco de temporais, raios, ventos e granizo em diversas regiões do Rio Grande do Sul nos próximos três dias, amenizando a situação de baixos níveis dos rios. Nos últimos seis meses, 390 municípios já decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem.

De acordo a com meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), “uma frente fria, acompanhada de chuvas intensas, está entrado no Estado pela Fronteira Oeste e será importante para amenizar os efeitos da estiagem”. Ela destacou que os prognósticos indicam que, nos próximos três dias, poderá chover entre 50 e 100 milímetros em muitas cidades gaúchas, gerando uma resposta hídrica positiva para os rios do Estado e umedecer o solo.

De acordo com a meteorologista, a chuva dos próximos dias não resolve por completo a situação da estiagem, mas reduz o impacto dos baixos níveis dos rios. No fim de semana, existe a possibilidade de temperaturas próximas dos 2°C em diversas cidades e chance de geada na região da Campanha.  “O inverno deste ano deve ser marcado por curtos períodos de chuva e frio intenso, diferente de anos anteriores”, explicou Cátia.  As nove Coordenadorias Regionais da Defesa Civil no Rio Grande do Sul seguem acompanhando e prestando suporte aos municípios afetados pela estiagem.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Zona rural recebe manutenção em estradas Anterior

Zona rural recebe manutenção em estradas

Adiamento do Enem não altera planejamento dos cursos pré-vestibular em Pelotas Próximo

Adiamento do Enem não altera planejamento dos cursos pré-vestibular em Pelotas

Deixe seu comentário